quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Gota D´Água

Queridos, 
A tempos estamos ouvindo críticas sobre os meios de produção de energia que são utilizados no país.
O destaque que apresento hoje é sobre a campanha veiculada na rede do movimento gota d'água que traz num vídeo várias celebridades questionando o fato de que temos que tomar alguma providência contra os males causados por uma obra de tamanha magnitude.
O interessante é que ontem estive conversando com um servidor da ANEEL que esclareceu que não existe ainda formas de armazenamento de energia elétrica que possibilitasse o melhor aproveitamento da energia.
Isso quer dizer que dependemos de um único sistema que tem mão única, ou seja, ela segue para o usuário independentemente se ele faz o uso ou não. Se ele usar bem, senão a energia segue para outro ponto e assim vai até ser, de fato, utilizada.
Questionei se não seria possível armazenar essa energia de forma a aproveitá-la melhor e ele disse que se eu inventasse esse sistema eu ficaria, sem dúvida, multimilionário.
Ele disse que o ideal seria que a energia pudesse ser compartilhada, de modo que se você possuisse na sua casa um sistema de energia solar, por exemplo, e não estivesse utilizando por completo (como aqui em Brasília que muitos utilizam apenas para aquecimento de água), você poderia distribuir a energia acumulada na rede, de forma compartilhada, isso lhe traria benefícios em termos de conta de energia além de permitir o desafogamento das centrais energéticas.
Não consigo entender como que no Brasil, como um potencial enorme para a produção de energia, não utiliza e nem investe em energia ecológica e inteligente. Energia limpa não basta. Tem que ser ecológica e inteligente. Vejamos por exemplo a Alemanha que tem inúmeros captadores de energia heólica como um território infinitamente menor do que o nosso. Esta na hora da gente fazer a diferença e exigir uma ATENÇÃO verdadeira sobre o assunto. Só lembramos da energia em tempos de apagão, quando não é assim só estamos preocupados em ter a nossa energia funcionando... essa mentalidade tem que mudar.
O vídeo postado nos remete a um link... visitem a página e assinem a petição! Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário