segunda-feira, 12 de março de 2012

My Daily Extra

"Always try to be a little kinder than necessary" - James M. Barrie

A frase de hoje é bem peculiar: "Sempre tente ser um pouco mais gentil do que o necessário."

Vejo que a cada dia que passa a tendencia dos mais joven é exatamento ao contrário.

Pude observar nesses dias que o comportamento dos jovens é cada vez menos gentil e educado.

Certo dia meu filho ligou para casa de um amigo na tentativa de convidá-lo para brincar. Escutei atento a ligação e assim seguiu:

   - Alô? Quem é?
   - É a avó dele? O Arthur está aí?
   - Não? Então tá!  - e desligou o telefone.

Observem que, apesar de eu ter ensinado de forma diversa, ele não se identificou, não deu bom dia, não utilizou pronome de tratamento que expressasse o respeito necessario e nem deu um mísero "tchau".

É claro que assim que ele desligou eu logo em seguida o adverti e ressaltei tudo o que ele já tinha aprendido em casa e na escola com relação a educação. Não se liga pra casa de ninguém perguntando quem é mas sim identificando-se além disso, quando se inicia uma consversa, o correto é utilizar uma saudação: Bom dia, Boa Tarde, Tudo bem, Beleza, e quando for uma pessoa mais velha, usamos sempre o senhor ou senhora, e depois da saudação e apresentação é que podemos dar continuidade e ao final, assim como um ponto que encerra a conversa, temos que fazer nova saudação ou um comum "tchau". É assim que funciona.

No caso em particular, por ser a avó do colega, o respeito tem que ser ainda maior. Como um bom escoteiro, aprendi que os idosos são pessoas que possuem mais experiências, sabedoria e, além de merecerem respeito, devem ser tratadas com atenção e educação.

A desculpa é que não precisaria de tanta enrolação e que economizaria tempo.

Li a pouco uma matéria do blog Logopéia (http://logopeia.wordpress.com/2007/08/13/longe-de-mim/) (e é de lá o crédito pela foto também) de Diego Senise sobre a falta de cultura da aproximação cordial, coisa que era comum na época de nossos pais e avós quando sentavam na calçada para ver a vizinhança e jogar papo fora, e não acontece hoje. Na pesquisa citou-se a questão do institnto natural de segurança, mas que segurança é essa tamanha que nos impede de entrar no ônibus com 30 pessoas e naõ dedicar sequer um Bom dia? Sei não, ao final da pesquisa Diego diz que ao responder uma de suas perguntas sobre o porque as pessoas tendem a se afastar das outras destacou como a mais ranzinza a seguinte resposta: "Me afasto pelo mesmo motivo que não chamo ninguém para ir cagar junto comigo"

Isso não esta certo.

Nada justifica. Como na frase, sempre devemos ser mais cordiais do que normalmente somos, não por cultuarmos a aproximação ou super tolerância, mas sim, por questão de educação, de cidadania e de respeito ao próximo.

Vou aceitar o conselho do Daily de hoje e tentar botá-lo em prática.

Bom dia a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário